9 Dicas para Evitar Lesão
Evitar lesões é fundamental para manter uma vida saudável e ativa. Seja no esporte, no trabalho ou nas atividades cotidianas, lesões podem ser não apenas dolorosas, mas também impactar significativamente a qualidade de vida.
É crucial estar ciente de medidas preventivas que podem ajudar a minimizar o risco de lesões. Continue lendo para descobrir nove dicas essenciais para evitar lesões, abrangendo desde a importância do aquecimento e alongamento até a importância de usar equipamento de proteção adequado.
Ao seguir essas orientações, você estará mais bem preparado para proteger seu corpo e desfrutar de uma vida ativa e saudável, minimizando o risco de lesões que podem prejudicar sua qualidade de vida.
Aqui estão 9 dicas para prevenir lesões durante o exercício:
1. Importância do Aquecimento
Pular direto para a corrida ou outro exercício físico é uma maneira infalível de se machucar. Os músculos frios são menos flexíveis e mais propensos a rasgar, o que pode significar um desastre para os seus planos de treino.
Passe de 5 a 10 minutos antes do treino realizando um aquecimento ativo, o que significa que você mantém seu corpo em movimento caminhando ou realizando alongamentos dinâmicos, como levantamento de pernas.
Alongamentos lentos em que você assume uma posição e a mantém não movimentam os músculos o suficiente para um aquecimento adequado, portanto, evite-os se possível.
2. Reconheça suas habilidades
Só porque você foi capaz de executar aquele levantamento pesado quando treinou pela última vez, há um mês, ou foi capaz de correr 2km em 7 minutos, cinco anos atrás, não significa que você é capaz de fazê-lo hoje.
Seja realista sobre suas habilidades atuais e comece devagar se estiver começando a se exercitar ou iniciando um novo programa.
Alguns dias em intensidade mais baixa enquanto você descobre onde está seu ponto ideal de treinamento farão muito menos para impedir seu desempenho final do que começar muito forte, se machucar e ter que tirar vários dias ou semanas de folga para se recuperar.
3. Treino Cruzado
Mudar os seus exercícios, quando feitos com cuidado e tendo em mente os seus limites físicos, pode realmente beneficiar o seu treino em vez de prejudicá-lo.
Nossos músculos se acostumam com os mesmos movimentos se executados repetidamente, podendo levar a lesões por uso excessivo. Além disso, se você realizar exatamente a mesma rotina todos os dias, poderá ficar confiante demais e tentar usar muito peso ou deixar sua atenção vagar, o que pode ser perigoso.
Ao mudar sua rotina de treinamento de vez em quando, ou até mesmo alternar os tipos de treinamento que você faz em dias alternados, você envolverá e fortalecerá mais seus músculos, proporcionando um melhor treino geral e melhorando sua força.
4. Aprenda a técnica adequada
Se você estiver iniciando um novo regime de exercícios, reserve um tempo desde o início para aprender a forma adequada. Isso pode significar trabalhar com um profissional por algumas sessões.
A forma inadequada, especialmente no levantamento de peso, pode causar lesões graves que farão com que você interrompa o treinamento. Todo esporte pode se beneficiar de um pouco de assistência especializada, incluindo aspirantes a corredores, nadadores ou jogadores de tênis.
Vá devagar, aprenda como executar os movimentos corretamente e seu trabalho árduo será recompensado no futuro.
5. Faça uma dieta balanceada
Uma dieta adequada e uma alimentação em intervalos oportunos durante o treino são tão importantes para a sua saúde e desempenho nos exercícios quanto o treino que você faz.
Comer uma refeição ou lanche leve e balanceado duas horas antes do treino ajudará a impulsionar seu desempenho, assim como um lanche ou refeição logo após o treino.
A proteína é ótima para reconstruir fibras musculares que podem ter sido prejudicadas durante sua rotina, então certifique-se de que faça parte de sua alimentação pós-treino.
6. Beba bastante água
Assim como acontece com a alimentação, fazer exercícios quando hidratado de maneira inadequada pode causar lesões.
Ao se exercitar, você sua, liberando não apenas água do corpo, mas também eletrólitos que são importantes para o funcionamento do cérebro e do corpo. Mas, assim como não beber água suficiente pode ser uma má ideia, beber demais também pode, já que aquela sensação de lama no estômago durante o treino pode deixá-lo enjoado e distraído.
Tente ingerir 500ml de água cerca de duas horas antes do treino e, em seguida, mantenha uma garrafa de água com você para tomar goles a cada 15 minutos ou mais durante o exercício.
Continue seu treino com mais 500ml dentro de duas horas após terminar para repor os líquidos perdidos.
7. Vista-se para o seu esporte
Uma das principais causas de lesões esportivas é o uso inadequado de roupas para a atividade realizada. Isso pode significar tudo, desde usar sapatos mal ajustados, velhos ou incorretos para o esporte escolhido até usar roupas largas, fazendo com que você tropece.
Use roupas que sejam tão justas ao corpo quanto você se sinta confortável, mas não muito apertadas a ponto de dificultar seus movimentos. Certifique-se de pesquisar o tipo de calçado adequado para sua atividade antes de começar. Se possível, prepare seus sapatos profissionalmente.
8. Ouça o seu corpo
Se algo doer, pare. A dor não é ganho; a dor é um sinal de que você está fazendo algo errado ou algo para o qual seu corpo ainda não está pronto. Pare, avalie o que você fez para causar a dor e ajuste sua forma ou descanse.
É melhor você recuar diante de um movimento que causa dor do que forçar e correr o risco de se machucar. Se necessário, consulte um profissional ou treinador para ver se há algum ajuste que você precisa fazer para evitar dores.
9. Não pule os dias de descanso
Quando você está perseguindo ativamente uma meta de condicionamento físico, pode parecer contraproducente tirar um dia inteiro (ou dois!) da academia para descansar.
Os dias de descanso são, na verdade, exatamente o oposto: permitem que o corpo se recupere e os músculos se reconstruam, o que contribui para o aumento da força e do crescimento. Geralmente é recomendado um dia de descanso completo a cada 3 a 5 dias de treino.
Tire mais tempo se estiver sentindo dor excessiva ou se sentir cansado. É melhor você tirar um dia a mais para descansar agora do que arriscar treinar enquanto está cansado e se machucar.
Iniciar uma nova jornada de exercícios é um passo positivo em direção à saúde e ao bem-estar geral. Não tenha pressa, tome os cuidados acima e divirta-se enquanto explora algo novo.
Compartilhe este artigo com seu amigo, parceiro de treino ou familiar e juntos, evitem lesões durante as atividades físicas.




