Suplementos Alimentares - Por que usar?


Vários alimentos e suplementos nutricionais juntos
O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares (também chamados de suplementos dietéticos ou suplementos nutricionais) são produtos planejados para fornecer nutrientes que podem estar faltando na sua dieta. Geralmente são tomados na forma de comprimidos, cápsulas ou pós, ou na forma líquida.

Alguns exemplos comuns de suplementos incluem vitaminas e minerais (como vitamina C, ferro e cálcio), suplementos de óleo (como cápsulas de óleo de peixe) e suplementos de ervas.

Os suplementos alimentares são muito populares entre as pessoas. Mas embora os suplementos tenham benefícios, a maioria das pessoas não precisa deles. É importante obter a maioria dos nutrientes essenciais através de uma dieta equilibrada e variada. Suplementos devem ser usados apenas quando recomendados por um profissional de saúde ou quando há deficiências especificas de nutrientes.

Por que usar suplementos?

Se faltar um nutriente es específico em sua dieta, talvez você precise de um suplemento para preencher essa lacuna. Muitas vezes, você só precisa tomar um suplemento temporariamente. Por exemplo, se estiver grávida, pode ser necessário tomar suplementos até o nascimento do bebê ou até terminar a amamentação.

Em alguns outros casos, pode ser necessário tomar um suplemento por um período mais longo, inclusive se você tiver problema de saúde crônico.

Veja: Suplementos Fit: Como escolher os melhores

Quem precisa de suplementos?

Estudos mostram que muitas pessoas que tomam suplementos já estão obtendo nutrientes suficientes de sua dieta. Na verdade, a maioria das pessoas que toma suplementos não precisa deles. Existem, no entanto, algumas pessoas que têm dificuldade em obter os nutrientes de que necessitam apenas através da dieta.

Você pode precisar tomar um suplemento se:

  • Está grávida ou amamentando.
  • É idoso e não está obtendo nutrição suficiente com os alimentos que ingere (desnutrição).
  • Tem um problema de saúde que significa que seu corpo não consegue absorver os nutrientes necessários (por exemplo, se você tem doença renal ou crônica e está em diálise).
  • Tem uma grande necessidade de um determinado nutriente (por exemplo, se corre risco de osteoporose e precisa de mais cálcio).
  • Tem uma dieta restrita (por exemplo, se você não come carne e não está ingerindo ferro suficiente)
  • Tem uma deficiência nutricional (por exemplo, um exame de sangue mostra que você tem deficiência de vitamina D).

Quais são os riscos do uso de suplementos?
consultando com o medico

Embora o corpo precise de uma quantidade adequada de cada nutriente, quantidades excessivas nem sempre são benéficas. Na verdade, o consumo em excesso de certos nutrientes pode ocasionalmente resultar em danos à saúde.

Por exemplo, grandes doses de vitamina B6 podem danificar o sistema nervoso, e tomar suplementos de vitamina A, C ou E durante a gravidez pode causar sérios danos ao seu bebê. Alguns suplementos podem interagir com outros medicamentos que você está tomando.

A melhor maneira de garantir que todos os suplementos que você planeja tomar são seguros é consultar seu farmacêutico ou médico.

Qual é a alternativas aos suplementos?
Dois pratos com alimentos saudavéis

A melhor maneira de obter todos os nutrientes necessários é seguir uma dieta balanceada. Você pode obter conselhos sobre a quantidade e os tipos certos de alimentos para comer nas Políticas Nacionais da Nutrição. Essas políticas fornecem informações valiosas sobre como manter uma dieta equilibrada e saudável, com recomendações específicas para ingestão de nutrientes, grupos de alimentos e porções adequadas.

Veja: Dicas para uma alimentação saudável

Se você esta preocupado por não estar recebendo todos os nutrientes necessários, converse com seu médico ou consulte um nutricionista.

Próximo Post Post Anterior
Sem Comentários
DEIXE UMA RESPOSTA
Site